ETEs Compactas

(21:00 às 21:30 para perguntas e dúvidas.)
a 14/06/2024
Ementa do curso

Conteúdo Programático

ETEs Compactas

1. Definição de ETE Compacta:

  1. Vazão característica;
  2. Principais processos aplicados:
    • Aeróbios – Lodos ativados, filtros biológicos aerados, MBBR, MBR;
    • Anaeróbios – UASB;
  3. Físico-químicos – coagulação/floculação, filtração granular e membranas;
  4. Comparativo básico de requisito de área por processo;

2. Características do pré-tratamento:

  1. Pré-tratamento convencional – grade, canal de areia;
  2. Caixa de gordura – noção básica de dimensionamento;
  3. Flotador por ar dissolvido;
  4. Equalização – noção básica de dimensionamento;

3. Processos de tratamento aplicados:

  1. Redução de carga orgânica – processos aeróbios e conjugados (aeróbio/anaeróbio);
  2. Remoção conjunta de matéria orgânica e nutrientes – processos aeróbios;
  3. Água residuária com compostos de difícil biodegradabilidade – aplicação de bioaumentação;
  4. Geração de água de reúso:
    • Aplicações:
      • Limpeza, regas de áreas verdes etc;
      • Aplicação no processo produtivo;
    • Desinfecção do efluente final com aplicação dos agentes oxidantes:
      • Ozônio; apenas citar – 1 slide
      • Radiação UV; apenas citar – 1 slide
      • Cloro; dar ênfase somente no sistema de cloração

4. Monitoramento analítico:

  1. Cumprimento da legislação;
  2. Monitoramento do processo;

5. Produção e manejo do lodo:

  1. Geração de lodo esperado para cada processo;
  2. Impacto na retirada de lodo no processo;
  3. Etapas de tratamento do lodo;
  4. Destinação final do lodo;

6. Consumo de energia:

  1. Consumo de energia esperado para cada processo;
  2. Possibilidade de redução de gastos.
O que você vai aprender

Objetivos do Curso

O curso ETEs Compactas, em sua versão 3.0, foi totalmente reformulado à fim de entregar um conteúdo mais aderente e amplo sobre o tema a que se propõe estudar.

Com o apoio da experiência das versões pregressas, foi possível redesenhar o itinerário pedagógico agregando novos conjuntos de conhecimentos de forma a facilitar a compreensão dos temas apresentados, bem como, sua contextualização.

Assim, o curso ETEs Compactas, nessa nova roupagem apresenta-se como uma excelente ferramenta para todos que necessitam operar, ou gerir, estações de tratamento desse porte, na medida em que entregará um conteúdo versando sobre:

  • Processos aplicados a determinados tipos de efluentes;
  • Noções de dimensionamento de algumas unidades;
  • Geração e manejo do lodo;
  • Consumo energético.

Esperamos, com esses ajustes, oferecer um curso que vá mais ainda ao encontro das expectativas de quem o adquirir, reforçando nosso compromisso com a máxima: Alinhar Conceito e Prática – Teoria e Contextualização, para, de fato, termos um ambiente propício à construção de habilidades e competências desejáveis para esse fim!

10H de muita imersão!

Conheça os Benefícios

gravaÇÃO DAS AULAS

60 dias de acesso. Acesse a partir do computador, celular, tablet e outros dispositivos.

Certificado de conclusão

Com base na Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

Avaliação

Para liberação do Certificado afim de testar seu conhecimento adquirido.

Conteúdo Atualizado

Conteúdo revisado e sempre atualizado para melhor aproveitamento.

GRUPO WHATSAPP

Para dúvidas e networking.

Instrutores

Conheça nossos Especialistas

Dr. Fábio Campos

Biólogo, Mestre em Engenharia Sanitária pela Escola Politécnica da USP (EPUSP – 2003), Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP – 2014) e com Pós-Doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP – 2018). Especialista na área de Tratamento de Águas Residuárias e de Abastecimento, com atuação em partida, operação e monitoramento de estações de tratamento de águas residuárias com foco nas tecnologias de Lodos Ativados (e suas variantes – Alta Taxa, Aeração Prolongado e Convencional; UCT), Processos Anaeróbios (UASB), MBBR/IFAS e Tecnologias Verdes (wetlands construídas, vermifiltro etc..); responsável técnico pelo Laboratório de Saneamento do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da EPUSP, possuindo conhecimento teórico/técnico em análises e ensaios laboratoriais; coordenador da Câmara Setorial de Filtros para Estações de Água, Efluentes e Reúso (CSFETAER); atuação como docente MS3 contratado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), no curso de Gestão Ambiental (2016-2018); no curso técnico em Meio Ambiente no SENAC (2004-2018), no ensino médio, na disciplina de Biologia (1998-2016).

Dr. Helvécio Sena

Possui Doutorado em Hidráulica - Saneamento Básico pela Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na gestão de processos de tratamento por lodos ativados, digestão anaeróbia e lagoas de tratamento anaeróbias e facultativas, e também na melhoria de processo aplicando a tecnologia MBBR. Possui desenvoltura em simulação numérica de processo de tratamento visando melhorias e utilizando a capacidade plena da unidade, simulação de compostos orgânicos e inorgânicos tóxicos que são enviados ao tratamento, além de experiência nos modelos matemáticos GPS-X e Toxchem+. Realiza avaliação do sistema de tratamento através de análises microbiológicas. Tem larga experiência na avaliação de efluentes industriais visando a tratabilidade do mesmo em lodos ativados. Fez implantações do Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14001, coordenando equipes de trabalho operacionais e áreas de apoio. Desenvolveu projeto de implantação desse sistema em sete unidades, das quais três foram certificadas. Possui experiência na implantação do Sistema de Gestão de Qualidade em Laboratórios - ISO 17025, coordenando equipes de trabalho em cinco unidades. Realizou controle de odores em sistemas de tratamento de esgotos, incluindo o sistema de coleta. Também já realizou implantação de sistema de reúso não potável. Possui expertise em pesquisas orientadas ao tratamento de esgotos, aplicando técnicas inovadoras como respirometria, cromatografia gasosa e análises de carbono orgânico.

Depoimentos

O que nossos alunos dizem

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